Um dos grandes desafios para quem atua com as mídias digitais de nichos específicos, é conseguir promover o tratamento e adaptação de linguagem adequada para os dois meios.
A simples duplicação do conteúdo dos blogs nas redes sociais, além de não contribuir com o objetivo inicial de aumentar a participação do público no blog, é altamente prejudicial aos motores de busca como o Google, por exemplo, que pode entender a prática como uma forma de burlar a classificação nos mecanismos de pesquisa. A presença seja empresarial ou pessoal, de divulgação de ideais ou simplesmente um blog-diário, tem de ser única nos dois meios, ou seja, o contexto pode e deve ser o mesmo nas redes sociais. Contudo, a linguagem deve ser adaptada a este público.
Quem está nas redes sociais pode até querer consumir conteúdos mais extensos, mas que naquele exato momento, utilizando aquela ferramenta de comunicação rápida e instantânea, ele precisa ser envolvido logo de cara por textos curtos e resumidos, levando-o a convergir para um leque de conteúdo maior e explicativo, ou seja, que ele vá para o seu blog.
Se você possui um blog de poesias, por exemplo, uma das saídas para chamar atenção e adaptar a mensagem é a utilização de imagens: Montar pequenas fotos com citações de uma poesia com o link do post original. Apostar nesta e demais linguagens multimídias pode ser o que falta para aumentar as visualizações diárias de um blog.
Via: Redação - Foto: Reprodução