AD (728x90)

Como comprar Câmera DSLR usada

Não é preciso sair do país nem estourar o limite do cartão de crédito em mil parcelas para comprar uma boa câmera digital. Assim como automóveis, as DSLR (digital single-lens reflex ou câmera reflex monobjetiva digital, em português) geralmente têm alta durabilidade e são vendidas no mercado de segunda mão por preços mais em conta. Para ter uma ideia, uma Canon EOS 60D, modelo amador avançado da marca, custa em torno de 5 mil reais nas lojas online do país. No Mercado Livre, o mesmo produto usado pode ser comprado por 2.800 reais. Antes de comprar uma câmera nessas condições, no entanto, é preciso analisar uma série de características para saber se realmente a compra compensa.

Lente e acessórios
Reprodução

Alguns vendedores colocam apenas o corpo da câmera à venda. Isso significa que você deverá acrescentar o valor de uma lente ao orçamento, caso não tenha nenhuma. Se o produto vier com a lente original do kit, pergunte ao vendedor onde ela era guardada. Dependendo do local, a lente pode ter sido atacada por fungos. Para verificar seu estado, coloque-a na câmera e tente fotografar com diferentes níveis de zoom. Certifique-se também de que o mecanismo de foco esteja funcionando corretamente nos modos manual e automático. Em tempo: não se esqueça de checar se todos os acessórios do produto estão no pacote: cabos, bateria, manual, CD de instalação, alça etc. Caso o kit não esteja completo, vale a pena negociar um desconto com a loja ou o vendedor.

Número de cliques

Cada DSLR faz um número finito de cliques antes que o obturador tenha de ser substituído. Portanto, é importante estimar quantos ciclos ainda restam ao equipamento. Peça a informação do número de fotos tiradas ao vendedor ou, se tiver acesso à máquina, confira você mesmo. No caso da Nikon, a informação pode ser encontrada no EXIF da foto mais recente. Use um programa como o PhotoMe para ter acesso a esses dados (guia Manufacturer > Shutter Count) ou o site Nikon Shutter Count.

Como várias modelos da Canon não armazenam a informação no EXIF, é preciso baixar um programa como o EOSInfo. Caso sua câmera não seja compatível com o software, experimente o site EOS Count pelo Internet Explorer. É preciso pagar 1,79 dólar para ver a contagem uma vez. Quem usa Mac OS pode baixar o ShutterCount por 2,99 dólares. Como saber se o número encontrado é alto ou baixo? A página do fotógrafo Oleg Kikin traz a média de acionamentos máximos de várias câmeras de seis marcas.

Limpeza do sensor

Outro cuidado na hora da compra é verificar a limpeza do sensor. Para isso, tire uma foto desfocada com um fundo uniforme (pode ser uma folha sulfite), com a abertura mais fechada possível (f22, por exemplo). Depois, veja a foto no computador em 100% ou faça um efeito de Auto Tone (Image > Auto Tone) com a imagem no Photoshop para destacar a poeira. Algumas câmeras mais atuais têm função de limpeza automática do sensor sempre que são ligadas ou desligadas. Dependendo da quantidade de pontos com sujeira na foto de teste, no entanto, será preciso levar o equipamento a uma assistência técnica autorizada para uma limpeza completa e segura.

Estado da tela e do equipamento

Usado não significa arranhado e sujo. Peça algumas fotos do equipamento, em diferentes ângulos, para ter uma ideia do nível de cuidado que o antigo dono tinha com ele. Além disso, o visor de cristal líquido da câmera diz muito sobre seu estado. Com a máquina em mãos, verifique se há pixels mortos na tela. Dá para conferir isso ao visualizar no LCD a foto de um objeto de cor uniforme. Se houver descoloração ou outros danos, verifique os custos para a troca da peça ou converse com o vendedor. Ao olhar o visor óptico, procure por arranhões ou poeira. Se houver muita sujeira, é recomendável levar o equipamento a uma assistência autorizada.

Via: Info Abril - Foto: Divulgação 



0 comentários:

Postar um comentário

 
Digital 4 - A Nova Geração em Comunicação.
Copyright © 2017 | Resolução Mínima 1024x768 | Desenvolvido Por: Digital 4