AD (728x90)

Qual é diferença entre um site e blog?

Ola Hoje vou ensinar a vocês qual e a diferença entre um blog e um site ,Para muita gente site e blog é a mesma coisa, mas na prática podemos observar que há algumas diferenças que podem ser facilmente percebidas.

Particularmente eu gosto mais de blog (mesmo? que novidade!), mas entendo que muitas pessoas ainda estão ligadas no modelo tradicional, ou seja, os sites.

As diferenças entre sites e blogs apresentadas aqui se refere ao meu ponto de vista apenas, portanto outras definições poderão ser perfeitamente aceitas também.

Site
A “World Wide Web” (que significa “rede de alcance mundial” e também é conhecida como Web ou WWW) surgiu no final de 1990 por Tim Berners-Lee e Robert Cailliau. Juntos eles criaram um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet. Os documentos podem estar na forma de texto, vídeos, sons, hipertextos e figuras.

* É o modelo tradicional de páginas web.
* Normalmente tem a home page, um ponto inicial para outras páginas.
* A comunicação com o leitor normalmente é feita via email.
* Necessita-se de conhecimento mínimo em HTML.
* A definição de conteúdo é trabalhosa, pois os clientes entendem que o site é algo muito formal. Em muitos casos definir textos para sites, por exemplo, é muito trabalhoso.
* A atualização é feita em períodos longos.
* Muitos sites parecem a CNN ou a BBC pelo grau de formalidade que tem.

Blog
De acordo com pesquisadores da história da internet, o 1º blog surgiu em 1997, feito por Jorn Barger*. Ele foi o pioneiro ao criar um sistema onde uma pessoa poderia escrever tudo o que quisesse, com frequência e contendo espaço para comentários. Para esse sistema, deu o nome de Weblog. É claro que, como sempre, o termo oficial não “pegou” e as pessoas pronunciavam de formas variadas, até que um homem, Peter Merholz, achou interessante partir em duas palavras “we-blog” (nós “blogamos”) que logo foram encurtadas para uma só – BLOG.

* Expressa a opinião do autor apenas, Não é uma CNN!
* O conteúdo pode ser discutido (comentários), às vezes classificado. (por motivos particulares decidi não abrir meu blog para comentários).
* A atualização é constante e em muitos casos diário (tenho um blog que foge desta regra, o http://www.evangelizacao.blog.br/ pois o seu conteúdo não muda e por isto cada post que é feito ali não perderá seu valor com o passar do tempo).
* A linguagem adotada é mais light e menos formal.
* O modelo estrutural também é diferente, no blog temos várias páginas empilhadas, podendo navegar entre elas sem precisar ficar voltando.
* Completando o item anterior, no site o modelo de navegação e vai e volta, no blog e próximo, próximo, etc.
* O conteúdo pode ser classificado por categoria, data ou tags.
* Cada página ou assunto é chamado de "post" de postar.
* Geralmente tem um foco muito bem definido, tem blogs sobre esportes, tecnologia, saúde, política, etc.
* O autor do blog normalmente é identificado e conhecido, tornando mais humano a relação autor e leitor.
* Não precisa de conhecimento de tecnologia para criar um blog, qualquer pessoa pode criar um com alguma facilidade, apesar de algumas situações requerem certo grau de conhecimento.

Via: Redação - Foto: Reprodução 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Digital 4 - A Nova Geração em Comunicação.
Copyright © 2017 | Resolução Mínima 1024x768 | Desenvolvido Por: Digital 4