AD (728x90)

O que e um Banco de Dados ?



Consiste em uma coleção de dados inter-relacionados e uma coleção de programas para prover o acesso a esses dados. O objetivo principal de um sistema de banco de dados é prover um ambiente que seja adequado e eficiente para uso na recuperação e armazenamento de informações.

Bancos de dados, ou bases de dados (em Portugal), são coleções de informações que se relacionam de forma que crie um sentido. São de vital importância para empresas, e há duas décadas se tornaram a principal peça dos sistemas de informação. Normalmente existem por vários anos sem alterações em sua estrutura.
São operados pelos Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD), que surgiram na década de 70. Antes destes, as aplicações usavam sistemas de arquivos do sistema operacional para armazenar suas informações. Na década de 80 a tecnologia de SGBD relacional passou a dominar o mercado, e atualmente utiliza-se praticamente apenas ele.Outro tipo notável é o SGBD Orientado a Objetos, para quando sua estrutura ou as aplicações que o utilizam mudam constantemente.

A principal aplicação de Banco de Dados é controle de operações empresariais. Outra aplicação também importante é gerenciamento de informações de estudos, como fazem os Bancos de Dados Geográficos, que unem informações convencionais com espaciais.

Sistema ERP
Um sistema ERP (Enterprise Resources Planning) propõe-se a dar suporte a todas as necessidades de informação para a tomada de decisão de um empresa ou empreendimento, como um todo.Traduzido livremente significa “Planejamento de Recursos da Corporação”.

Oque é um banco de Dados?
De um modo geral, pode-se definir uma Banco de Dados como sendo um conjunto de dados ou informações relacionados entre si e organizados de forma a facilitar a sua utilização por parte do usuário.
Ou ainda, como um sistema cuja finalidade é registrar, atualizar, manter e disponibilizar a informação para a atividade de uma empresa.
Um BD e formados por Tabelas como se fosse um planilha do Excel, ele é divido em colunas e linhas.
As colunas são o nome dos campos e as linhas os registros. A força de um sistema de banco de dados vem de sua capacidade de localizar e reunir rapidamente informações armazenadas em tabelas separadas utilizando consultas, formulários e relatórios. Para fazer isso, cada tabela deve incluir um campo ou conjunto de campos que identifique de forma exclusiva cada registro armazenado na tabela. Essas informações são chamadas de chave primária da tabela. Uma vez designada uma chave primária para uma tabela, o Access impede que qualquer valor duplicado ou Nulo seja inserido nos campos de chave primária.
Quando você cria um relacionamento entre tabelas, os campos relacionados não precisam ter os mesmos nomes. Entretanto, devem ter o mesmo tipo de dados.
Ex: campo nome – tipo:texto
Campo telefone – tipo : numeros

A importância de um Banco de dados.
Um BD e onde são armazenadas todas as informações certo? Então com a perda deste BD ou não tomado o cuidado necessário do mesmo podem causar muita dor de cabeça para o proprietário de uma empresa seja ela de pequeno ou grande porte.
Porém, falhas humanas acontecem, e para prevenir esse tipo de desastre, é preciso fazer BKP em um determinado período estipulado pelo Adm de Banco de dados – (um DBA – Data Base Administrator).
Fazer Backup é a única maneira de salvar dados caso algum desastre venha acontecer às informações da empresa.
Existem várias situações que podem levar a erros e perda de dados, como falta de energia elétrica, disquetes ou discos rígidos defeituosos, instalação ou desinstalação incorreta e até uso indevido de programas.

O modelo plano (ou tabular) consiste de matrizes simples, bidimensionais, compostas por elementos de dados: inteiros, números reais, etc. Este modelo plano é a base das planilhas eletrônicas.

O modelo em rede permite que várias tabelas sejam usadas simultaneamente através do uso de apontadores (ou referências). Algumas colunas contêm apontadores para outras tabelas ao invés de dados. Assim, as tabelas são ligadas por referências, o que pode ser visto como uma rede. Uma variação particular deste modelo em rede, o modelo hierárquico, limita as relações a uma estrutura semelhante a uma árvore (hierarquia - tronco, galhos), ao invés do modelo mais geral direcionado por grafos.
Softwares:
Access: Um programa para criar banco de dados (Microsoft) mas não muito utilizado pela grandes empresas, pois ao chegar a uma certa quantidade de informações começa a dar problemas com o mesmo e pode ocasionar a perda destas informações.

Oracle: Oracle é basicamente uma ferramenta cliente/servidor para a gestão de Bases de Dados. É um produto vendido a nível mundial, embora a grande potência que tem e seu elevado preço, faz com que só se veja em empresas muito grandes e multinacionais, por norma geral. www.criarweb.com.br

SQL: Fabricante Microsoft. As aplicações em rede são cada dia mais numerosas e versáteis. Em muitos casos, o esquema básico de operação é uma série de scripts que dirigem o comportamento de uma base de dados.
Devido à diversidade de linguagens e de base de dados existentes, a maneira de comunicar entre umas e outras seria realmente complicado de providenciar, a não ser pela existência de padrões que nos permite realizar as operações básicas de una forma universal.
É justamente disso que se trata o Structured Query Language que não é mais do que uma linguagem padrão de comunicação com base de dados. Falamos portanto, de uma linguagem normalizada que nos permite trabalhar com qualquer tipo de linguagem (ASP ou PHP) em combinação com qualquer tipo de base de dados (MS Access, SQL Server..).

DB2: Fabricante IBM.O DB2 Universal Database Express-C roda em Linux e Windows, com restrições para até dois servidores equipados com chips de duplo núcleo e até quatro Gigabytes de memória. Apesar da limitação de hardware, o software está liberado para qualquer número de conexões simultâneas ou tamanho do banco de dados e pode ser empregado comercialmente ou até mesmo incluído em pacotes de softwares, como distribuições gratuitas ou pagas do sistema operacional Linux, por exemplo.Dentre as três maiores fabricantes de bancos de dados do mundo, no entanto, a IBM é a última a divulgar uma versão gratuita. A Microsoft foi a primeira, com o seu SQL Server Express e a Oracle veio logo atrás com o Database 10g Express, limitada a 4 Gigabytes de tamanho máximo por banco, servidor com apenas um processador e no máximo um Gigabyte de memória.

A família DB2
DB2 Universal Database Enterprise Server Edition: Atende todas as necessidades do servidor de banco de dados de empresas de médio a grande porte.

DB2 Universal Database Express Edition: Banco de dados completo para pequenas e médias empresas. Oferece excelente viabilidade com um baixo custo de entrada. Fácil de instalar e implementar.

DB2 Universal Database Workgroup Server Edition: O servidor de banco de dados departamental para pequenas empresas.

DB2 Universal Database Personal Edition: Um mecanismo de banco de dados relacional ideal para desenvolvedores no processo de prototipação de aplicações que precisam acessar outras bases de dados DB2. Não permite multi-usuário.

DB2 Everyplace Database Edition: Esta edição é ideal para dispositivos móveis. Seu banco de dados relacional (com 200 KB). É capaz de manipular consultas de dados de alto-desempenho, manipulando grandes volumes de dados remotos.

DB2 Everyplace Enterprise Edition: Projetado para atender às necessidades de um cliente corporativo. A oferta inclui o banco de dados DB2 Everyplace robusto de alto desempenho.

DB2 Everyplace Express Edition: Voltado especificamente para atender à necessidade de clientes de médio porte (número de funcionários de 100 a 999) para uma infra-estrutura de aplicativos remotos simples e viável.

Via: Redação - Foto: Reprodução 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Digital 4 - A Nova Geração em Comunicação.
Copyright © 2017 | Resolução Mínima 1024x768 | Desenvolvido Por: Digital 4