AD (728x90)

O que é IP estático e IP dinâmico?

Como você já deve saber, o IP é um número atribuído a qualquer computador que se conecte através de uma rede a outros computadores ou dispositivos. Um IP é sempre único, pois é a única forma que os sistemas operacionais e dispositivos da rede poderão identificar cada computador. Todavia, você já parou para pensar como cada IP é atribuído? Esse é o tema de nosso artigo e você irá ver como tudo isso é bem simples.

IPs na internet e na rede local
A atribuição de IPs dá-se de forma parecida em redes locais e na grande internet. Se você parar para pensar, a internet também é uma rede de computadores, mas com dimensões absurdas. A grande diferença das duas consiste no seguinte: em redes locais (LAN), os IPs são definidos para computadores comuns. Já na internet, servidores de grande porte, o seu modem e sites recebem suas numerações IPs.
Como saber qual é meu IP na rede?
Antes de explicar a diferença entre cada tipo de IP, vamos mostrar como você identifica o seu IP na rede e na internet. Estes procedimentos são válidos apenas para usuários que utilizem conexão banda larga (ADSL) e estejam conectados a uma rede simples.No Windows XP você deve clicar com o botão direito sobre o ícone dos computadores na barra de tarefas e então entrar em “Status”. Na janela que aparecer há duas abas, clique em “Suporte” para visualizar detalhes sobre a conexão.

Descubra seu IP de rede

No Windows Vista clique com o botão direito sobre o ícone dos computadores da barra de tarefas e escolha “Central de Redes e Compartilhamento”. Agora clique em “Exibir status” na conexão que você deseja identificar o IP. A janela “Status de Conexão Local” é aberta, mas ela não contém seu endereço IP. Para visualizar mais informações, clique sobre o botão “Detalhes”.

Descubra qual é seu IP na internet
Para descobrir seu IP na internet, você deve acessar o endereço IP do seu modem. Lá haverá o item WAN, o qual faz referência aos dados que você obtém da sua operadora telefônica. O item “IP Address” mostra o número IP que você obteve de seu provedor. Confira a imagem abaixo.

IP Dinâmico em redes
Ao montar sua rede (com dois ou mais computadores), você provavelmente deve ter adquirido um aparelho para que você possa interligar os micros e também conectá-los a internet. Estes aparelhos geralmente são conhecidos como roteadores e eles trabalham automaticamente. O roteador é o grande responsável por atribuir um IP para cada computador, sem que você tenha de se preocupar com números IPs, portas e outras configurações de rede.
Para você saber se seu computador recebe um IP dinâmico, basta acessar as “propriedades de conexão local” e verificar nas configurações do protocolo TCP/IP se ele está configurado para “Obter um endereço IP automaticamente” (confira imagem abaixo).


IP automático é o IP dinâmico

IP Dinâmico na internet
Ao verificar seu IP no setup de seu roteador, ou modem, você pode notar claramente se seu IP é dinâmico ou estático. Se for um IP dinâmico, cada vez que você reiniciar seu modem, o “IP Address” da WAN irá ser alterado.

Acessando o modem e conferindo o IP
A vantagem em possuir um IP Dinâmico é que dificilmente você vai ficar com problemas de conexão. Por exemplo: se a operadora que fornece o serviço de banda larga teve problema em um dos servidores que distribuía números IPs, você não terá grandes problemas para continuar navegando, porque ao reiniciar seu roteador, outro IP que esteja alocado num servidor diferente irá começar a trafegar dados com você.
Outro recurso interessante é que ao utilizar um IP Dinâmico, o número de ataques de crackers é bem reduzido, porque a cada vez que seu modem for ligado, seu IP será outro, dificultando assim a invasão do seu computador.

IP Estático em redes
O IP Estático ou Fixo, é aquele que você define manualmente. Quando você acessa as “propriedades de conexão local” e vai às configurações do protocolo TCP/IP, é possível definir seu IP manualmente, de modo que ele nunca será alterado.

IP definido manualmente é estático

IP Estático na internet
Hoje é muito raro encontrar usuários que possuam IP Fixo (mesmo termo utilizado para se referir ao IP Estático), pois as operadoras preferiram adotar o sistema de IPs dinâmicos aos usuários domésticos, porque ele é mais seguro e eficiente. Caso você peça para sua operadora que deseja aderir um IP Estático em sua linha, fique sabendo de antemão que é quase certo que eles não irão lhe fornecer este serviço, porque atualmente é um “privilégio” empresarial, sem contar que custa muito caro.
Para verificar se seu IP é estático, basta acessar o setup do seu roteador (ou modem) e analisar se o IP é alterado a cada vez que você reinicia o aparelho. Caso ele sempre seja igual, você já pode ter certeza que seu IP é Fixo. Outra maneira de verificar é checar sua conta telefônica, caso ela venha com um valor extremamente alto, é bem provável que você possua IP Fixo.
A vantagem de ter IP Fixo consiste justamente na possibilidade de utilizar seu computador como um servidor. Sendo assim, você pode economizar despesas ao criar seu site, pois não terá de pagar um servidor, apenas terá de criar seu domínio.

Como transformar meu IP dinâmico em estático?
Agora que você já sabe como visualizar se seu IP é estático ou dinâmico, está na hora de aprender como transformar um IP dinâmico em estático. Nas “propriedades da conexão local” você deve clicar sobre o item “Protocolo TCP/IP” e então apertar o botão “Propriedades”. Após isso selecione o item “Usar o seguinte endereço IP” e preencha as caixas de acordo com o seu modem. Por exemplo, se seu roteador tem o IP “192.168.0.1” os computadores podem utilizar IPs a partir do “192.160.0.2” até o número máximo que está especificado no manual do dispositivo.

Defina você mesmo

Salienta-se que dependendo do seu roteador e modem, o IP não pode ser transformado em estático, porque o aparelho reserva IPs de acordo com o MAC Address (endereço físico) de sua placa de rede. Sendo assim, é aconselhável que você consulte o manual do seu roteador para saber detalhes de como realizar esta mudança de IP.

Via: Redação - Foto: Reprodução 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Digital 4 - A Nova Geração em Comunicação.
Copyright © 2017 | Resolução Mínima 1024x768 | Desenvolvido Por: Digital 4